Telefone: (11) 2211-4600 | (11) 2154-9703



Panelas de pressão vão ganhar selo de qualidade do Inmetro
Panelas de pressão vão ganhar selo de qualidade do Inmetro

s panelas de pressão vão ganhar uma garantia de qualidade, que será um selo do Inmetro, para que o consumidor não precise descobrir só em casa se a panela que comprou é segura ou não.

O selo indica que o produto passou por vários testes e que o risco de acidente é quase zero. Hoje, das duzentas fábricas existentes no país, quatro já começaram a produzir panelas dentro das novas normas.

Os fabricantes só vão receber o selo se cumpirem uma lista de exigências e os testes, nas fábricas, ficaram mais rigorosos.

“São mais ou menos trinta requisitos técnicos, desde testes de resistência de cabos, abertura de válvulas, testes hidrostáticos para medir a resistência da panela e testes de envelhecimento também da parte elastomérica, ou seja, os anéis de vedação”, disse Arcanjelo Nigro Neto, presidente do Comitê de Estudos da ABNT.

Os acidentes com panela de pressão geralmente são causados pelo entupimento de válvulas. O modelo mais comum vendido no país é este com tampa interna e duas válvulas.

 

Veja os cuidados que você deve tomar com as panelas de pressão, de acordo com o Inmetro:

- Mantenha sempre limpa a válvula de alívio da panela, aquela que chia, mantendo-a sempre desobstruída;
- Verifique se a válvula não está deformada, decorrente de algum impacto;
- Troque a válvula a cada cinco anos e somente em representantes autorizados;
- Durante o cozimento, mantenha o fundo da panela sempre plano, não deixe o cabo da panela fora dos limites do fogão e nem permita que crianças fiquem na cozinha.

 

voltar